sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Estrutura Organizacional


INTRODUÇÃO

A organização da empresa é uma ordenação, um agrupamento de atividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa.
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades, não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapta adequadamente às mudanças.


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.
Para se organizar uma empresa, um estabelecimento, ou qualquer outro processo que inclua relações interpessoais, são necessárias algumas funções básicas, ou seja, um bom administrador deve saber planejar sua organização, ter “pulso” e coerência para dirigi-la e alem disso, precisa saber acompanhar e controlar a empresa. O sistema abaixo identifica bem essas funções básicas para o administrador:


ESTRUTURA INFORMAL

A estrutura informal surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando se reúnem entre si.
A informalidade é geralmente, mais instável, pois está sujeita aos sentimentos pessoais, pois se trata de uma natureza mais subjetiva, ela não possui uma direção certa e obrigatória.
Vale lembrar que a estrutura informal é um bom lugar para lideres formais se desenvolverem, porem nem sempre um grande líder informal será um grande líder formal, pois eles podem falhar com o medo da responsabilidade formal.
Se a administração conseguir conciliar e integrar os grupos formais com os informais, haverá uma harmonização nas tarefas, o que ai sim, se torna uma condição favorável de rendimento e produção.
Sendo assim a estrutura informal possui algumas vantagens como:
Rapidez no processo;
Redução de comunicação entre chefe e empregado;
Motiva e integra o grupo de trabalho.


Possui também suas desvantagens:
  • Desconhecimento de chefia;
  • Dificuldade de controle;
  • Atrito entre pessoas.


ESTRUTURA FORMAL

Essa estrutura a que grande maioria das empresas adota, é uma estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada, em alguns aspectos, em organogramas.
No desenvolvimento da estrutura formal deve-se considerar os seus componentes, seus condicionantes e seus vários níveis de influencia. Pois será, a partir de uma estrutura bem implementada que uma empresa irá alcançar seus objetivos estabelecidos.


Os principais fatores para a criação de uma estrutura formal empresarial são:

  • Focar os objetivos estabelecidos pela empresa;
  • Realizar atividades que podem chegar nesses objetivos;
  • Distribuir as funções administrativas para cada funcionário desempenhar;
  • Levar em consideração habilidades e limitações tecnológicas;
  • Tamanho da empresa.
E os componentes chaves para o bom funcionamento dessa formalidade são:

  • Sistema de Responsabilidade – que é constituído pela departamentalização, especialização.
  • Sistema de Autoridade – nada mais é que a distribuição de poder;
  • Sistema de Comunicação – é a interação entre todas as unidades da empresa;
  • Sistema de Decisão – que é ato de poder entender, e poder definir e decidir uma ação solicitada.
  • Uma estrutura organizacional se resume, simplesmente, em um organograma, que é um desenho gráfico onde mostra cada integrante de uma empresa se delegando a uma área específica. Podemos identificar num organograma simples de uma pequena empresa por exemplo, composta por: Presidência; Diretoria Administrativa; Diretoria Financeira e seus respectivos subordinados.
  • A estrutura é a representação de um pequeno organograma, mostrando a formalidade existente dentro de certa empresa.


IMPORTÂNCIA DA REVISÃO ORGANIZACIONAL

• melhorar a comunicação inter-processos;
• equilibrar os centros de decisão;
• racionalizar os fluxos de informação;
• otimização de atividades;
• melhoria da relação custo x benefício;


Elaboração da estrutura organizacional


É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.

• Não é estática.
• É representada graficamente pelo organograma.
• É dinâmica.
• Deve ser delineada de forma a alcançar os objetivos institucionais. (Delinear = Criar, aprimorar).
• Deve ser planejada.


O Planejamento deve estar voltado para os seguintes objetivos:
• Identificar as tarefas físicas e mentais que precisam ser desempenhadas.
• Agrupar as tarefas em funções que possam ser bem desempenhadas e atribuir sua responsabilidade a pessoas ou grupos.
• Proporcionar aos empregados de todos os níveis:
  • Informação.
  • Recursos para o trabalho.
  • Medidas de desempenho compatíveis com objetivos e metas.
  • Motivação.


COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


Sistema de responsabilidade, constituído por:
  • Departamentalização;
  • Linha e assessoria; e
  • Especialização do trabalho.

Sistema de autoridade, constituído por:

  • Amplitude administrativa ou de controle;
  • Níveis hierárquicos;
  • Delegação;
  • Centralização/descentralização.

Sistema de comunicações (Resultado da interação das unidades

organizacionais), constituída por:

  • O que,
  • Como,
  • Quando,
  • De quem,
  • Para quem.

CONDICIONANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

São Quatro:
• Objetivos e estratégias,
• Ambiente,
• Tecnologia,
• Recursos humanos.


NÍVEIS DE INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

São três:
• Nível estratégico,
• Nível tático,
• Nível operacional.


NÍVEIS DE ABRANGENCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

Três níveis podem ser considerados quando do desenvolvimento e implantação da estrutura organizacional:

• Nível da empresa,
• Nível da UEN – Unidade Estratégica de Negócio
• Nível da Corporação.

Considerações básicas dos componentes da estrutura organizacional.

Sistema de autoridade:
Limites de autoridade
São dois os tipos de autoridade:

• Hierárquica: Segue as linhas de comando estabelecidas pela estrutura hierárquica da empresa.
• Obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa
• Direito de fazer,
• tomar decisões,
• dar ordens,
• Dirigir.


Sistema de Comunicações


Deve-se verificar até que ponto a forma estrutural atende às necessidades de
comunicação da empresa.
O sistema de comunicação é a rede por meio da qual as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz.

Deve ser considerado:
• O que deve ser comunicado
• Como deve ser comunicado
• Quando
• De quem deve vir a comunicação
• Para quem deve ir a comunicação
• Por que deve ser comunicado
• Quando deve ser comunicado


Condicionantes da estrutura organizacional.

Fator humano

A empresa funciona por meio de pessoas, a eficiência depende da qualidade intrínseca e do valor e da integração dos homens que ela organiza.
Ao desenvolver uma estrutura organizacional deve-se levar em consideração o comportamento e o conhecimento das pessoas que irão desempenhar funções.
Não podemos esquecer da MOTIVAÇÃO.
Fator ambiente externo
Avaliação das mudanças e suas influências.
Fator sistema de objetivos e estratégias
Quando os objetivos e estratégias estão bem definidos e claros, é mais fácil organizar. Sabe-se o que se espera de cada um.


Fator tecnologia

• Conhecimentos
• Equipamentos


IMPLANTAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Três aspectos devem ser considerados:
• a mudança na estrutura organizacional.
• o processo de implantação; e
• as resistências que podem ocorrer.



AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

• Levantamento
• Análise
• Avaliação
• Políticas de avaliação de estruturas.

12 comentários:

  1. Realmente, fica visivel que a organização dentro de uma empresa é de extrema importância para que ela funcione de forma eficaz e eficiente, ficou ótimo o que você escreveu fernanda, principalmente sobre a estrutura organizacional, também acho que papeis definidos da área de atuação, em alguns casos delimitados pela hieraquia, esclarecem o pensamento sobre a importância de uma estrutura organizacional!bjo

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Ficou bem claro que o sistema organizacional é uma ferramenta ótima para quem almeja organização dentro de uma empreza.Parabéns Fernanda!bjs...

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  4. Fiquei admirado com a forma metódica com que foram descritas as características de uma estrutura organizacional, principalmente no que tange à divisão entre as interações formais e informais que ocorrem normalmente dentro de uma empresa e que quando ignoradas podem trazer diversas conseqüências indesejadas.

    Gostei particularmente do fato de você tratar o tema ressaltando a dinãmica dos processos e sugerir que a estrutura organizacional deve permitir adaptações de acordo com os objetivos da empresa. Isso facilita a tomada de decisão e o gerenciamento de conflitos, além da conseqüente perda de eficiência que costuma acontecer quando precisamos fazer mudanças visando a competitividade.

    Parabéns!!

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  5. Ficou muito claro que para uma empresa sobreviver no mercado nos dias atuais precisa de uma estrutura organizacional, esta, quando efetiva, garante não só a organização da empresa em si, mas também dá subsidios para o sucesso!!!
    Parabéns!!!

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  6. Parabéns Fernanda!!!
    Ótimo trabalho, serviu para relembrar a apresentação do seu grupo sobre este tema!!!
    Com estes conhecimentos dá para fazer a união sobre os outros temas apresentados e transformando todos estes conhecimentos em um único, passando a utilizar em uma empresa, com certeza conseguirá transformar em uma empresa de grande sucesso!!!

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  7. FER....PARABÉNS PRA NÓS POIS ESSE TEMA DEU PRA APRENDER MUITOOOOOO!!!

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  9. Parabéns Fernanda! fica percebitivel que uma empresa hoje precisa de uma estrutura organizacional para se sobresai em relação as outras.

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  10. Fernanda , concerteza as empresas nos dia de hoje é fundamental ter estrutura organizacional para se manter no mercado .

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